Raças
Labrador
Tipo físico: é um cão de grande porte, um macho adulto pesa em torno de 40 quilos. Tem um aspecto robusto, tem tendência para engordar, mas é ágil e forte se mantido em boas condições. Possui bastante gordura subcutânea que o protege do frio, não possui dobras de pele e seu rosto é bastante expressivo.

Pelagem: conhecido mundialmente com três cores, oficiais: amarelo, preto e marrom.
  • A cor amarela - Varia desde a coloração creme claro ao vermelho raposa. Em algumas partes, predomina uma coloração mais escura que a do resto do corpo. Permitido uma pequena mancha branca no peito.
  • A cor preta - deve ser negro por inteiro, podendo-se admitir uma pequena mancha branca no peito. A pelagem deve ser brilhante, para demarcar ainda mais a cor.
  • A cor marrom - variar da cor fígado ao chocolate escuro. Deve ser brilhante e lustrosa. Permitida uma pequena mancha branca, amarelo ou fígado/chocolate no peito.

    Pêlo: tem pêlo curto, que é continuamente substituído por novos. Abaixo da primeira camada há uma outra mais fina e bastante densa, que o protege do frio.

    Baba: é um cão que baba pouco. Quando está cansado ou com calor precisa ficar com a boca aberta para se refrescar e aí ele baba mais.

    Latido: Sua facilidade para latir é média. Não costuma ficar latindo, mas usará esse recurso sempre que julgar necessário.

    Comportamento: Tem conhecida boa índole, em geral não são agressivos. Muito adestrável. Um dos cães mais inteligentes do mundo, muito bom para guiar cego e possui o excelente faro.
    Gosta de nadar e de exercícios. É pouco excitável e pode conviver muito bem com outras espécies.

    Comentários: o número de cães dessa raça aumentou muito nos últimos dez anos no Brasil. Por ser um cão muito propício a conviver harmoniosamente com as pessoas, ganhou uma fama de "anjo".


  • «« Voltar