Raças
Shih Tzu

Originário do Tibet, o Shih-tzu era utilizado como cão de companhia durante as longas viagens até a China. Os cachorros andavam ao lado das caravanas ou em cestas carregadas por mulas. Também eram encontrados nos monastérios, onde ganharam a fama de amuletos.
Na China, alguns exemplares foram doados ao imperador e passaram a ser uma das poucas raças que habitavam a “Cidade Sagrada”, residência oficial da família do imperador.

Uma lenda conta que o shih-tzu é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibet), como o casamento lhes foi negado, eles teriam resolvido cruzar um legítimo representante da China (o pequinês), com um de Lhasa (capital do Tibet), este seria o lhasa-apso, da união das raças, surgiu o shih-tzu, simbolizando tudo o que há de melhor nas duas culturas e o amor entre os dois povos.

Caráter: Seu comportamento é leal e amável, é também inteligente e ativo. É descrito como quase humano no que diz respeito à sensibilidade e afeto.
Peso: de 4.5 a 8.0 Kg
Altura: Até 26 cm.



«« Voltar